DOPPLER CONTÍNUO E ECODOPPLER VASCULAR

O ecodoppler é um exame de imagem não invasivo sem radiação ionizante. Permite a observação das estruturas vasculares, o estudo do fluxo sanguíneo arterial e venoso e as características do fluxo através da emissão de ultra-sons. O exame é indolor e não apresenta contraindicações. Não é necessário jejum (expeto para o exame abdominal aórtico ou renal) e não é necessária anestesia. O tempo necessário para cada observação depende de vários factores como o biótipo do doente, o indice de massa corporal, a presença de variações anatómicas e a patologia em estudo.

Dado ser um exame operador-dependente, ou seja, a capacidade de deteção e quantificação de alterações está intimamente dependente da experiência do profissional que executa o exame, é recomendado que seja efetuado por um profissional devidamente treinado e certificado por uma sociedade científica.

O Dr. Vitor Ferreira tem experiência acumulada de mais de 6 anos de realização de ecodoppler e doppler contínuo, participação em cursos internacionais de ecodoppler e possui o certificado de competências em ecodoppler vascular emitido pela European Society for Vascular Surgery .

ECODOPPLER CAROTÍDEO E VERTEBRAL

O rastreio generalizado da estenose carotídea não é recomendando. O rastreio deve ser ponderado no caso de existirem múltiplos factores de risco cardiovasculares.

O exame deve ser executado sempre que existirem sintomas sugestivos de patologia carótidea. É também fundamental no seguimento das estenoses carotídeas já conhecidas e no controlo pós operatório. É também chamado eco-doppler dos vasos do pecoço.

ECODOPPLER DA AORTA

O rastreio de aneurisma da aorta abdominal com ecodoppler aórtico é recomendando pela European Society for Vascular Surgery a todos os homens com mais de 65 anos.

ECODOPPLER RENAL

A estenose das artérias renais é uma das causas mais frequentes de hipertensão arterial secundária e disfunção renal. O ecodoppler renal permite o diagnóstico e quantificação da estenose da artéria renal.

ECODOPPLER ARTERIAL DOS MEMBROS SUPERIORES OU INFERIORES

O ecooppler arterial é o exame de primeira linha na avaliação de suspeita de doença arterial dos membros. Permite o diagnóstico e a quantificação do grau de estenose assim como programar o tratamento cirurgico no caso de este ser necessário.

ECODOPPLER VENOSO DOS MEMBROS

O ecodoppler venoso é fundamental na avaliação do doente com queixas de doença venosa crónica. Permite o diagnóstico diferencial e  e o mapeamento venoso e assim delinear a melhor estratégia de tratamento.

DOPPLER CONTÍNUO E ÍNDICE TORNOZELO-BRAÇO

O doppler contínuo é um exame mais simples mas que deverá ser o exame de primeira linha no rastreio e diagnóstico de doença arterial periférica dos membros inferiores. A European Society for Vascular Surgery recomenda a realização de rastreio com Índice Tornozelo-Braço a partir dos 65 anos de idade, e a partir dos 50 anos de idade no caso de haver história familiar de doença arterial periférica ou a presença de múltiplos factores de risco cardiovasculares. O doppler contínuo e o Índice Tornozelo-Braço é executado durante a consulta de Cirurgia Vascular.