Aneurisma da aorta abdominal. O que é?


A aorta é a principal artéria do nosso corpo. Ela sai do coração, passa pelo tórax e segue rumo ao abdómen, onde se divide em duas artérias ilíacas para cada membro inferior.


O aneurisma de aorta abdominal consiste de uma dilatação da artéria. Esta dilatação da artéria enfraquece a parede, e que devido à pressão do sangue pode romper, que é uma emergência médica devido ao alto risco de morte.



Causas


A causa do aneurisma é a enfraquecimento da parede da artéria aorta. Os factores de risco de aterosclerose são comuns, sendo o tabaco o factor de risco mais importante, e também o sexo masculino, hipertensão arterial e a dislipidemia (alteração do colesterol). . Algumas doenças inflamatórias e auto-imunes também podem estar associadas.



Sintomas


A maioria das pessoas com um aneurisma de aorta abdominal não apresenta nenhum sintoma. Muitas vezes, os aneurismas crescem lentamente e passam despercebidos. Muitos nunca chegam ao ponto de ruptura. Quando o aneurisma é de grandes dimensões os sintomas mais frequentes são dor abdominal, dor dorsal ou a palpação de uma massa pulsátil no abdómen.



Diagnóstico e rastreio


O diagnóstico muitas vezes é feito em pessoas sem sintomas que realizaram um exame de imagem abdominal por outro motivo qualquer.


O exame de diagnóstico inicial recomendando é o Ecodoppler da Aorta. Nos casos em que é necessário avaliação mais pormenorizada poderá ser necessário a realização de TAC (tomografia computorizada) ou RMN (ressonância magnética).

O rastreio de aneurisma da aorta abdominal com ecodoppler aórtico é recomendando pela European Society for Vascular Surgery a todos os homens com mais de 65 anos.



Qual o tratamento indicado?


Consulte o artigo sobre o tratamento do aneurisma da aorta abdominal.


10 views

Famalicão

arrow&v
  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • LinkedIn Social Icon
  • ResearchGate
  • doctoralia

©2020 by Dr. Vitor Ferreira.