Derrames das pernas! Qual é o melhor tratamento?


As teleangiectasias e varizes reticulares são as varizes de menor dimensão, habitualmente chamadas derrames das pernas (ou raios). São um dos motivos mais frequentes de consulta e origem de preocupação. São erradamente associados à presença de doença circulatória grave (habitualmente chamada má circulação). A verdade é que tem sobretudo um impacto estético e não constituem um risco para a circulação da perna.


Há vários tratamentos disponíveis para os derrames. Antes de qualquer tratamento é fundamental uma avaliação médica cuidada e, na maioria das vezes, complementada com ecodoppler venoso, de forma a garantir que não existe doença das veias principais da perna. Assim é obrigatório o tratamento destas veias maiores antes do tratamento dos derrames propriamente dito.


A escleroterapia é o tratamento recomendado para este tipo de derrames (muitas vezes chamado secar as varizes). Consiste na injecção de um medicamento nas veias em tratamento. É praticamente indolor e não necessita de estudos ou cuidados pré-operatórios.

Os tratamentos com base em produtos naturais ou feitos em casa estão muito difundidos na Internet, mas não apresentam eficácia e podem mesmo ter riscos associados.



101 views

Famalicão

arrow&v
  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • LinkedIn Social Icon
  • ResearchGate
  • doctoralia

©2020 by Dr. Vitor Ferreira.