Rastreio de aneurisma da aorta abdominal? Quem e quando se deve fazer?


O rastreio de aneurisma da aorta abdominal com ecodoppler aórtico é recomendando pela European Society for Vascular Surgery a todos os homens com mais de 65 anos.



O ecodoppler da aorta é um exame de imagem não invasivo sem radiação ionizante. Permite a observação das estruturas vasculares, o estudo do fluxo sanguíneo arterial e venoso e as características do fluxo através da emissão de ultra-sons. O exame é indolor e não apresenta contra-indicações. O tempo necessário para cada observação depende de vários factores como o biótipo do doente, o índice de massa corporal, a presença de variações anatómicas e a patologia em estudo. Dado ser um exame operador-dependente, ou seja, a capacidade de detecção e quantificação de alterações está intimamente dependente da experiência do profissional que executa o exame, é recomendado que seja efectuado por um profissional devidamente treinado e certificado por uma sociedade científica.






Através do Ecodoppler Abdominal o médico estabelece o diagnóstico de aneurisma abdominal. O exame permite quantificar o tamanho do aneurisma da aorta, de forma a estabelecer um plano de vigilância e definir a necessidade de tratamento cirúrgico. O aneurisma pode assumir morfologias diferentes, nomeadamente morfologia sacular ou aneurisma fusiforme.


O exame permite também a observação de outras patologias da aorta e artérias ilíacas, nomeadamente a ateromatose da aorta, que consiste na presença de placas de ateroma ou aterosclerose que impedem o normal fluxo de sangue. 



14 views

Famalicão

arrow&v
  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • LinkedIn Social Icon
  • ResearchGate
  • doctoralia

©2020 by Dr. Vitor Ferreira.